(Rio Grande do Sul) Luciano Pinto é eleito presidente da Famurs

Celebração dos 40 anos da FAMURS |O prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, é o novo presidente da Famurs. Ele foi eleito, nesta terça-feira (24/5), para comandar a Federação no biênio 2016/2017. A chapa encabeçada por Luciano recebeu 150 votos de prefeitos que confirmaram a escolha da nova diretoria. Também foram registrados dois votos em branco. A posse será realizada durante o 36º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, nos dias 6 e 7 de julho, no hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Luciano Pinto substituirá o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, no comando da Federação. Uma das suas bandeiras à frente da entidade será a manutenção do Programa Mais Médicos. “Hoje, esse programa é fundamental devido à falta de médicos no interior. Não podemos ter pessoas desassistidas na área da saúde por carência de profissionais”, afirma. Entre outras bandeiras, Luciano prega união entre as instituições para sair da crise, defende um maior respeito aos gestores públicos municipais e cobra agilidade na reforma do Pacto Federativo.

O prefeito de Arroio do Sal foi indicado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) para concorrer à presidência da Famurs. A decisão foi tomada após eleição interna no PDT. A indicação obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. Estabelecido em 2005, o acerto determinou o rodízio de legendas na direção da entidade. Partido com o quarto maior número de prefeitos eleitos em 2012, o PDT obteve o direito de indicar o sucessor de Luiz Carlos Folador (PT), que assumiu a entidade em 2015. Em 2014, o PMDB definiu o nome de Seger Menegaz para o comando da Federação. Valdir Andres (PP) foi o escolhido do PP em 2013.

 

Perfil

Luciano Pinto da Silva, 52 anos, é prefeito reeleito de Arroio do Sal. Filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) desde 2006, foi presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) em duas oportunidades: 2012 e 2013. Por dois mandatos, exerceu o cargo de vereador na Câmara Municipal de Arroio do Sal, a qual presidiu nos anos de 1997 e 1999.

Durante 13 anos, atuou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul como assessor parlamentar dos então deputados Algir Lorenzon e José Ivo Sartori. Natural de Fontoura Xavier, possui 34 anos de militância política. Ingressou na vida pública em 1982 quando o irmão, José Carlos Pinto, foi candidato a prefeito na cidade onde nasceu.

Filho de pequenos agricultores, Luciano trabalha desde os 14 anos de idade. Atualmente, cursa graduação em gestão pública pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). É casado com Gilseia Oliveira da Silva, com quem teve dois filhos: João Guilherme, de 20 anos, e Luciana, 12.

 

União entre as instituições

O presidente eleito afirma que a Famurs tem um papel importante no atual cenário de crise política e econômica. “Não temos que buscar culpados, temos que cumprir com a nossa responsabilidade. Diante da crise que estamos vivendo, é importante que haja uma união entre as entidades para a busca de uma saída”, garante. Segundo ele, a Federação dos Municípios deve contribuir para um entendimento entre instituições como governo do Estado, Assembleia Legislativa, Poder Judiciário e demais entidade. “Precisamos deixar de lado as questões ideológicas. A Famurs tem capacidade para dar exemplos e propor soluções. Temos que dar o primeiro passo para sair dessa crise o mais breve possível”, defende.

 

Respeito aos gestores municipais

Luciano Pinto garante que irá lutar para que haja maior respeito aos gestores municipais. O prefeito de Arroio do Sal pretende estabelecer durante seu mandato à frente da entidade uma relação mais próxima e afinada com os Órgãos de fiscalização para proteger os bons gestores. “Os prefeitos estão comprometendo seu patrimônio pessoal”, critica. Conforme ele, a maior parte dos apontamentos do Tribunal de Contas aos prefeitos são feitos por equívocos formais e falhas administrativas. “Não é possível continuar desse jeito, está impraticável. É necessário mudar essa realidade sob pena de que logo aqui na frente se torna irreversível”, alerta.

 

Novo Pacto Federativo

O prefeito de Arroio do Sal garante sequência na pauta em defesa do novo Pacto Federativo, mas cobra agilidade nessa reforma. Segundo ele, o discurso de posse do presidente interino da República, Michel Temer, “é um sopro de esperança” para os municípios. “Agora precisamos sair do discurso e partir para a prática. De que forma será feito? Em quanto tempo?”, questiona. Segundo Luciano, o movimento municipalista deve reforçar sua batalha por uma distribuição mais justa dos recursos. “Não podemos recuar. Hoje, os municípios já não têm mais como se manter com os recursos que recebem”, critica. Luciano traça um paralelo entre a crise dos municípios e a do Estado do Rio Grande do Sul. “Imagina a angústia do governador em ter que atrasar salários. Os gestores municipais estão passando pela mesma situação”, lamenta.

 

Diretoria 2015/2016

Presidente – Luciano Pinto (PDT) – Arroio do Sal

1º Vice-Presidente – Marcelo Luiz Schreinert (PP) – São Jerônimo

2º Vice-Presidente – Aícaro Umberto Ferrari (PMDB) – Nova Araçá

3º Vice-Presidente – Gilmar Rinaldi (PT) – Esteio

1º Secretário – Carlos Ziulkoski (PTB) – Mariana Pimentel

2º Secretário – Valdir Bonatto (PSDB) – Viamão

1º Tesoureiro – Vicente Pires (PSB) – Cachoeirinha

2º Tesoureiro – Rui Valdir Otto Brizolara (Dem) – Morro Redondo

Famurs comemora 40 anos e 

homenageia protagonistas dessa história

Entidade inaugurou novo auditório e galeria dos presidentes

 

Para celebrar seu aniversário de 40 anos, a Famurs realiza uma programação especial nesta terça-feira (24/05). Reunindo diversas autoridades, a entidade inaugurou um novo auditório, homenageou seus ex-presidentes e lançou materiais especiais.

Um dos destaques da data foi a abertura do Auditório Alceu Collares. O nome do espaço, que teve sua estrutura revitalizada, homenageia o ex-governador do Estado. Enquanto estava à frente do Executivo gaúcho, ele doou o terreno onde foi construída a sede da Federação.

“É um merecido reconhecimento a essa figura marcante, que está acima dos partidos e tanto contribuiu para o municipalismo gaúcho”, disse o presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador. “Para mim, é um momento de grande gratificação. Parabéns a todos que exercem essa generosa função de prefeito municipal”, agradeceu Collares.

Para celebrar os 40 anos, foi descerrada uma placa comemorativa, que destaca a trajetória da Federação e de todos os seus protagonistas. Os gestores que fizeram parte dessa história também foram homenageados, com a inauguração da nova galeria dos presidentes. Houve ainda o lançamento de um documentário que resgata a história da Famurs e de um jingle, interpretado por Sérgio Rojas.

 

União e superação dos desafios

Com a presença de representantes dos três poderes, a solenidade fez referência ao papel da gestão local na superação dos desafios econômicos. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, apontou que “as diversas crises do país atingem em cheio especialmente o município”. “Se aumenta a nossa carga de responsabilidade, menores são os recursos – seja nos repasses estaduais, federais ou na nossa arrecadação própria”, lamentou.

Para solucionar esse impasse, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, ressaltou que é necessário repensar o modelo de distribuição de recursos no Brasil. “Enquanto não houver definição sobre o Pacto Federativo e o municipalismo não for implantado, não haverá solução. O papel da Famurs tem sido aglutinar os prefeitos em torno desse objetivo.”

O presidente Luiz Carlos Folador frisou as dificuldades que muitos prefeitos estão tendo no fechamento das contas deste ano. Por isso, destacou o trabalho de parceria que é realizado junto a órgãos de controle. “Precisamos estar ao lado do bom senso e do equilíbrio na análise das contas. É dialogando que buscaremos soluções”, disse.

Também compuseram a mesa o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Marco Peixoto; o deputado federal Pompeo de Mattos; o subprocurador-geral do Ministério Público, Fabiano Dallazen; o deputado estadual Edegar Pretto; e o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL FAMURS

Postado por: Pedro Luiz Guerreiro