(Rio Grande do Sul) Semana de Combate ao Crack

Aprovado PL do deputado Pedro Pereira que institui a Semana de Combate ao Crack

O crack é uma substância tóxica, que traz consequências graves para a saúde como, por exemplo, problemas mentais, respiratórios, derrames e infartos. Com o objetivo de alertar e mobilizar a sociedade sobre essa droga devastadora, foi aprovado por unanimidade, nessa terça-feira (08), o Projeto de Lei (PL) 73 2013 do deputado Pedro Pereira (PSDB), que institui a Semana Estadual de Combate ao Crack, que deverá ser realizada anualmente, de 19 a 26 de setembro.

Com o lema “Tire a Pedra do Caminho”, serão promovidos encontros, exposições, estudos e debates relacionados à prevenção e ao combate ao crack, recuperação de usuários e repressão ao tráfico. De acordo com Pedro Pereira “se a sociedade se mobilizar e ingressar em massa nesta luta terá muito a ganhar em saúde, paz e economia, dadas as enormes perdas que esta praga vem ocasionando aos jovens, adultos e suas famílias” declarou.

Somente nas capitais do Brasil, são cerca de 370 mil usuários de crack. É o que apontou o levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde. A estimativa é a mais recente do governo, realizada em 2014. Para o parlamentar tucano, “o combate ao crack é um desafio e é necessário esclarecimentos, seminários e palestras, e demais procedimentos associados à saúde, à arte, à cultura e ao esporte”.

 

Texto: Rafael Ribeiro / Jornalista

Foto: Marcelo Bertani

Postado por: Pedro Luiz Guerreiro