(Rio Grande do Sul) Governo não pretende privatizar o Banrisul e defesa do banco pelo PT é oportunista, diz Pedro Pereira

Ao fazer um contraponto ao deputado Zé Nunes (PT), durante grande expediente em defesa do Banrisul como instituição financeira pública, nesta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa, o deputado Pedro Pereira enfatizou, em nome da Bancada do PSDB, a contrariedade dos tucanos quanto a privatização do banco do Estado. Pereira considerou oportunista a Frente Parlamentar lançada pelo petista em apoio ao Banrisul, tendo em vista que o governo do Estado não pretende vendê-lo.

Segundo Pereira, os parlamentares petistas estão sem pauta e, por essa razão, buscam usar o nome da instituição financeira como bandeira de disputa política. “Tanto a Frente Parlamentar, como o grande expediente, não passam de ações oportunistas. O governo do Estado tem reiterado que não existe intenção de privatizar o Banrisul”, ressaltou. Pereira aproveitou a oportunidade para dizer que o PSDB sempre foi contra a venda do banco. “Seguimos com essa posição, bem como somos contra a privatização da CEEE, CRM e Sulgás”, assegurou.

Pereira disse, ainda, que ao contrário do que foi dito por Zé Nunes na tribuna, a abertura do capital do Banrisul, realizada em 2007, no governo Yeda (PSDB), proporcionou o crescimento do banco. ‘A abertura do capital não foi um equívoco, como disse o deputado Zé Nunes, pois um ano depois, o banco registou lucro recorde, o maior da história da instituição gaúcha, 153,4% superior ao alcançado no ano anterior”, afirmou. Pereira lembrou que o lucro líquido do Banrisul em 2007 chegou a R$ 916,4 milhões.

 

Texto: Luís Gustavo Machado | Jornalista (MTE-15280)

Crédito da foto: Marcelo Bertani

Postado por: Pedro Luiz Guerreiro