Candidatos de Cerrito que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos últimos dois domingos, contaram com a oportunidade de utilizar o transporte gratuito oferecido pela Prefeitura de Cerrito para o municÃpio de Pelotas, onde as provas foram aplicadas. Implementada neste ano, a novidade beneficiou 56 estudantes.
Atualmente, o Enem é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior. A nota, além de ser utilizada como critério de seleção em instituições federais, como a UFPel e o IFSul, também possibilita aos candidatos o acesso às instituições privadas.
Por ser um momento tão importante na vida acadêmica dos jovens, o objetivo da administração foi justamente oferecer condições de comodidade e conforto para que os estudantes de Cerrito alcançassem êxito. “O transporte gratuito para o Enem é uma forma que o municÃpio encontrou para colaborar com os nossos jovens nesse momento tão decisivo na vida de cada um deles”, afirma o prefeito Douglas Silveira.
DOIS DOMINGOS DE PROVA
A principal novidade deste ano foi a realização do Exame em dois domingos, diferentemente dos últimos anos em que a prova era aplicada em um único final de semana.
No primeiro, dia 5, os estudantes precisaram responder 90 questões de linguagens e ciências humanas, além de elaborar uma redação sobre a educação de surdos no Brasil. Já ontem, 12, foi a vez das áreas mais temidas do exame: ciências da natureza e matemática.
O gabarito oficial das provas será divulgado na próxima quinta-feira, 16. Já os resultados individuais estarão disponÃveis para acesso em janeiro.
Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro– Assessoria de Imprensa