O acesso pela ERS-706 à ponte que liga o município de Cerrito a Pedro Osório vai ser repaginado em breve pela Prefeitura de Cerrito. Em fase de orçamento, um projeto audacioso elaborado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG) pretende construir um calçadão de aproximadamente 330 metros paralelo à rodovia.
A revitalização, que será financiada com recursos próprios da administração municipal, prevê a colocação de bancos, pontos de iluminação e estacionamento oblíquo. De acordo com a arquiteta Miriam Gonçalves, uma das preocupações do executivo é proporcionar mais segurança aos pedestres e ciclistas que transitam próximo à ERS. “Nossa intenção é oferecer condições para que a comunidade possa desfrutar dessa nova área de lazer”, afirma.
Também responsável pelo projeto, o arquiteto Gustavo Nunes enfatiza o potencial da área de tornar-se um espaço recreativo após revitalizado. “O calçadão, que poderá ser utilizado para atividades físicas, é contemplado pelo pôr do sol atrás do trilhos do trem, próximo à ERS e simbólico para Cerrito”, ressalta.
Os projetistas também levaram em conta a arborização do espaço. O projeto foi realizado com base na vegetação existente, mas novas variedades serão incluídas. As palmeiras do tipo Jerivá, natural da região, irão demarcar o caminho público. Já as mudas de campim-dos-pampas, também nativa, irão ornar os canteiros, assim como o alecrim e a lavanda. “Além da acessibilidade, queremos oferecer uma experiência estética e olfativa a quem for utilizar o calçadão”, explica Nunes.
“Além de oferecer segurança e lazer para a população cerritense, esse projeto vai embelezar uma das principais entradas do município, tornando-a um cartão postal de Cerrito”, sintetiza o prefeito Douglas Silveira. “O local fica próximo ao Camping Municipal, que anualmente recebe milhares de veranistas. Estamos fomentando também o turismo e, consequentemente, a economia”, acrescenta.
Assessoria de Imprensa Cerrito RS