O encerramento das atividades na EMEF Reinaldo Karnopp, escola localizada no Passo do Santana, teve um significado especial neste ano. Isso porque alunos de diferentes turmas tiveram a oportunidade de retratar de forma lúdica alguns conteúdos aprendidos: pintando os temas em murais.
Estimulada pela direção do educandário, a iniciativa teve como principal objetivo despertar o desenvolvimento artístico dos estudantes. Além disso, o momento também foi marcado pela inclusão e integração, já que, de acordo com a vice-diretora Vanessa da Costa, os materiais usados eram de fácil acesso, tornando possível que todos os interessados participassem da intervenção.
Como a atividade foi promovida em regime extra-classe, os painéis foram pintados por voluntários. Mesmo sem a exigência para que todos colaborassem, o envolvimento dos estudantes surpreendeu. “Grande parte da escola estava muito entusiasmada, e isso se refletiu nas pinturas”, afirma Vanessa.
Os estudantes tiveram a oportunidade de colocar em prática diversas técnicas de pintura e desenho, tendo como base alguns processos realizados no grafite e em outros períodos históricos. Com isso, além de recordar alguns conteúdos estudados, tiveram a oportunidade de vivenciar a prática artística e desenvolver suas habilidades.
Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro– Assessoria de Imprensa