(Brasil) Profissionais da Saúde podem fazer curso de Atenção à Pessoa Idosa

Profissionais de saúde de nível superior vão ter a oportunidade de fazer capacitação para o atendimento integral às pessoas com mais de 60 anos. Isso porque o Ministério da Saúde e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) lançaram, nesta terça-feira (19), o curso de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa. A coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Cristina Hoffmann, destaca a importância do curso.

Coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa, Cristina Hoffmann “Num curto período, o profissional vai poder aperfeiçoar os seus conhecimentos, se atualizar e, também, conhecer e obter novas informações sobre o cuidado à pessoa idosa. A população idosa vem crescendo muito nos últimos anos. E no Brasil, isso não é diferente. Hoje, nós temos mais de 27 milhões de pessoas com mais de 60 anos”.

De acordo com o IBGE, a população com 60 anos ou mais representa quase 14% dos brasileiros. Até 2050, a previsão é que esse número suba para um terço da população. Para a coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa, Cristina Hoffmann, os profissionais de saúde precisam se preparar para essa nova realidade.

Coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa, Cristina Hoffmann “Os profissionais que estão atuando no Sistema Único de Saúde precisam estar atentos às modificações, seja no formato do atendimento, nos temas que vão ser prioritários porque a população idosa também tem uma característica de buscar bastante pelo cuidado nos serviços de saúde. Então é muito importante que os profissionais tenham a capacitação voltada para a identificação das pessoas idosas, das suas especificidades. Que eles saibam rastrear e identificar aquela pessoa que tem uma maior vulnerabilidade ou uma maior fragilidade na sua condição de saúde, na sua condição sócio-familiar e, desta forma, colabora também para que a qualidade da atenção que é ofertada também melhore”.

O curso vai abordar questões clínicas e sociais como: Envelhecimento Populacional, Ações Estratégicas e Condições Clínicas. A capacitação tem carga horária de 55 horas e faz parte do Programa de Qualificação da Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Os interessados podem se matricular até o dia 20 de novembro no endereço eletrônico: www.unasus.gov.br. O curso é gratuito.

 

Reportagem, Luiz Philipe Leite.

 

Postado por: Pedro Luiz Guerreiro