O prefeito Chola esteve em BrasÃlia, na última semana, para uma sequência de audiências ministeriais em busca de recursos para amenizar os estragos da estiagem na zona sul do estado. A comitiva de 15 prefeitos da Associação dos MunicÃpios da Zona Sul (Azonasul) foi acompanhada pela bancada gaúcha na capital.
O grupo se reuniu com o ministro da Integração, Hélder Barbalho, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na Secretaria Nacional da defesa Civil, no Ministério do Desenvolvimento Social, com o Ministro Osmar Terra, Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e no Palácio do Planalto, com o ministro Eliseu Padilha. O prefeito Chola participou de todas as reuniões.
A solicitação dos municÃpios são cinco salários mÃnimos para famÃlias de pequenos produtores que tiveram suas produções prejudicadas pela seca; a criação de uma linha de crédito especial para produtores de médio e grande porte, via BNDES; ajuda em recursos para custear horas/máquina; caminhões pipa e o prolongamento de dÃvidas, principalmente para os produtores de leite. Cestas básicas, caixas de água e máquinas também integram as reivindicações.
Ao todo, segundo os dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, os prejuÃzos da estiagem na região já somam R$ 971 milhões. Em Pedro Osório, que já tem situação de emergência decretada e homologada pela união, os prejuÃzos atingiram mais de R$ 12 milhões.
Juninho Ebersol
Assessor de Imprensa
Prefeitura de Pedro Osório