(Cerrito) Primeira agroindústria de Cerrito se inscreve no SUSAF

Expandir negócios e comercializar o mel produzido em Cerrito para todo o estado agora é uma realidade para a agroindústria Vellar Mel de Abelhas. A primeira agroindústria do município aderiu oficialmente ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF) na manhã do último dia 20, no gabinete municipal.

No ato de assinatura do termo de adesão, estiveram presentes a responsável pela agroindústria, Lourdes Vellar, e o médico veterinário Gabriel Fiori, responsável técnico. Lourdes comemorou a conquista que, segundo ela, possibilitará novos negócios e, consequentemente, mas investimentos na área rural.

Com a adesão ao SUSAF, os proprietários de estabelecimentos industriais registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderão comercializar os produtos de origem animal em todo o território do Rio Grande do Sul, trazendo, assim, mais visibilidade e retorno financeiro às agroindústrias e ao produto interno bruto (PIB) municipal.

A Vellar Mel de Abelhas é a primeira agroindústria registrada de Cerrito e representa um papel importante no desenvolvimento social do município. Segundo Lourdes Vellar, o mel é proveniente de 110 colméias, cada um com uma população de abelhas estimada de 80 a 100 mil operárias. Os caixilhos estão distribuídos em três cidades: no próprio município de Cerrito e nos vizinhos Pedro Osório e Piratini, em propriedades arrendadas. A agroindústria ainda possui uma parceira com a administração municipal para o fornecimento de mel para a merenda escolar da rede municipal de ensino.

Segundo o prefeito Douglas Silveira, a adesão a esse sistema trará grandes benefícios ao município e, principalmente, aos produtores. “Esta é uma conquista muito importante para a agricultura familiar de Cerrito e para os pequenos produtores, pois incentiva a produção rural e evidencia a qualidade dos produtos oriundos do nosso município para todo o estado.”, enfatiza.

Christian Dias, Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Imprensa Cerrito RS

 

Postado por: Pedro Luiz Guerreiro