(Cerrito) 11ª Festa do Pêssego movimenta o Calheco neste final de semana

Planejada há pelo menos três meses pela Comunidade Católica Santa Teresinha, a tradicional Festa do Pêssego de Cerrito chega, neste final de semana, à décima primeira edição com a responsabilidade de manter o constante crescimento observado a cada ano. Para corresponder às expectativas, a organização aposta em novidades e espera contabilizar um público recorde de visitantes no evento que movimenta o Calheco, terceiro distrito do município.

O baile com a discoteca Poseidon abre a programação, ainda no sábado (25), a partir das 23h. Grande novidade deste ano, o concurso de sobremesas com derivados de pêssego ocorre no domingo (26). A competição é aberta ao público e as inscrições serão feitas momentos antes dos doces serem submetidos à degustação dos jurados, marcada para às 13h. Voltado aos produtores, o concurso de pêssegos, que premia os mais pesados, é aposta mantida.

A abertura oficial acontece às 14h, seguida da animação da Banda Alles Blau. Apresentações artísticas, café colonial, ambos previstos para iniciar às 15h, e entrega das premiações, às 16h, encerram a programação.

Além de significar um incremento na renda da comunidade, a festa cumpre um importante papel de incentivar os produtores e divulgar o cultivo, imprescindível para a economia regional. De acordo com a organização, cerca de duzentas pessoas se beneficiam com a produção da fruta, sobretudo na época de colheita. Muitas dessas trabalham em fábricas de doce em compota localizadas no município de Morro Redondo, para onde vai grande parte do cultivado em Cerrito.

Neste ano, contudo, a comemoração acontece em meio a uma temporada difícil. Com a antecipação da colheita, ocorrida por fatores climáticos, a produção foi afetada pela grande oferta da fruta, uma vez que o amadurecimento aconteceu todo numa mesma época. Mas nada que desmotive a comunidade. “Vamos promover uma grande festa para demonstrar o potencial do setor”, afirma João Nedi, um dos organizadores.

A 11ª Festa do Pêssego conta com o apoio da Prefeitura de Cerrito, Câmara de Vereadores, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e produtores de pêssego

Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro– Assessoria de Imprensa

 

Fotos publicação da última edição 2016 e corte 2017

Postado por: Pedro Luiz Guerreiro