(Rio Grande do Sul) Famurs entra na luta pelos municípios sem acessos asfálticos em Frente Parlamentar

A Assembleia Legislativa do Estado instalou, na manhã desta terça-feira (16/7), uma frente parlamentar que tem o objetivo de mobilizar municípios gaúchos que aguardam pavimentação asfáltica. Proposta pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), com o apoio da Famurs, a Frente pretende propor debates e diagnosticar as necessidades desses municípios ao tempo em que fortalece a agenda municipalista em busca de desenvolvimento para todas as cidades.

No ato de instalação da Frente parlamentar em defesa dos municípios sem acessos asfálticos, que aconteceu no Memorial do Legislativo, o presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, saudou a iniciativa e afirmou que essa é uma pauta prioritária. “É um problema muito grave que atinge quase 15% dos municípios do Estado”, afirmou. Segundo o líder municipalista, “não ter acesso asfáltico é uma verdadeira covardia que trava o progresso dessas comunidades”, destacou Freire.

De acordo com levantamento realizado pela área de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito da Famurs, atualmente são 62 municípios que ainda não possuem acesso asfáltico no Rio Grande do Sul. O presidente da Federação lembrou articulação da entidade para a destinação de emendas de bancada, com recursos federais, para levar asfalto até todos os municípios. Dudu Freire pediu participação de todos os poderes para manter a mobilização e efetivar os investimentos.

O Secretário de Transportes e Logística, Juvir Costella, afirmou que todos os governos deram sua contribuição. “O objetivo é resolver o problema de vocês que tão lá na ponta apanhando todos os dias, prefeito, vereadores, vice-prefeito, secretários, cidadão”, disse. 

Eduardo Loureiro, que é também presidente da Comissão de Assuntos Municipais do legislativo gaúcho vai coordenar o trabalho da Frente. “Nós sabemos que os municípios que não possuem acesso pavimentado têm muitas dificuldades para construir o seu desenvolvimento, para atrair investimentos, para escoar a produção. Essa luta precisa contar com a apoio não só dos municípios, mas da Assembleia, da Famurs e temos que mobilizar, acima de tudo, as nossas comunidades em torno desta temática que é uma das mais importantes para o municipalismo aqui no RS”, afirmou o parlamentar.

Conforme os deputados que integram a Frente Parlamentar, o acesso asfáltico é preponderante para o progresso e o desenvolvimento das comunidades no interior, sendo que algumas aguardam há mais de vinte anos pela ligação asfáltica. Se contemplados, os municípios ganharão maior integração com as demais regiões e acesso a determinados bens e serviços; os custos de escoamento da produção se tornarão menos onerosos; além de proporcionar maior conforto e rapidez no trânsito e qualidade vida para a população.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL FAMURS
Voltaire Santos
Carlos Hammes
Ellen Renner

Publicado por: Pedro Luiz Guerreiro