(Pelotas) Eduardo Leite assina lei que declara Fenadoce como patrimônio estadual

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assinou nesta quarta-feira, 04 de setembro, a lei que torna a Feira Nacional do Doce (Fenadoce) um Patrimônio Histórico e Cultural do Estado. Agora, a feira é reconhecida oficialmente pela Assembleia Legislativa e por todos os gaúchos pela sua importância histórica, cultural, turística e econômica. A assinatura aconteceu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com a presença dos gestores da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), Ênio Lopes e Everson Wendt, além da Produtora Cultural da CDL, Adriane Silveira, a Presidente e a Vice-Presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, Simone Bica e Luciana Silveira da Silva, a corte 2019 com a rainha Kaiana Spiering e princesas Carolina Ávila e Kathlen Iandra Silva Prestes, entre outras autoridades.

O projeto de lei foi apresentado pelo deputado estadual Luiz Henrique Viana, que fez uma defesa histórica da Fenadoce no texto proposto à Assembleia. Ele destacou a força cultural da tradição doceira, principalmente por unir etnias diversificadas, como a africana, portuguesa, alemã, entre outras. Em sua fala, durante a assinatura, nessa quarta, Viana relembrou que a feira nasceu com o apoio do próprio poder público e agora é de responsabilidade da CDL Pelotas,que cumpre bem o seu papel. “A importância e reconhecimento da Fenadoce já é uma realidade, hoje estamos apenas formalizando tudo isso”, afirmou o deputado, que se destaca pelos projetos que apoiam a região sul do Estado.

Após a assinatura da lei, o governador Eduardo Leite disse que o ato é uma forma de reafirmar o quanto o poder público sabe da importância da Fenadoce para estado. “Isso auxilia em uma melhor captação de recursos, pois aumenta o espaço em mídia e no calendário gaúcho, potencializando toda a feira e a região”, ressaltou Leite.

gestor da CDL, Ênio Lopes, falou que a população gaúcha já reconhece a Fenadoce como um patrimônio. “Esse momento de hoje é algo muito natural e já esperado. A valorização da feira pelo governo estadual já acontece anualmente, sendo um parceiro fundamental na sua realização”, declarou ele na ocasião.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella, representou a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. Ele lembrou que este ano a Fenadoce bateu mais um recorde de excursões e que esta lei potencializa ainda mais o turismo e a economia. Também estiveram presentes na cerimônia de assinatura o Presidente do Secovi Zona Sul RS, Sérgio Cogoy, e o Presidente do Centro das Indústrias de Pelotas, Amadeu Pedroso Fernandes.

A Fenadoce 2019 recebeu 246 mil visitantes e contabilizou um volume de mais de 1,3 milhão de doces vendidos. A feira recebeu ainda mais de 900 excursões de todo o país e até mesmo de países vizinhos, além de promover a visita de crianças de escolas da rede pública da região, recebendo mais de 45 mil alunos.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Tatiane Mizetti – Grazieli Gotardo – bReverso Comunicação Integrada

Publicado por: Pedro Luiz Guerreiro