(Cerrito) Administração assina contrato para construção do calçadão

A administração municipal de Cerrito, na manhã desta quarta-feira (4), deu um importante passo para a constituição de um novo e importante espaço público planejado. Isso porque ocorreu, no gabinete do prefeito Douglas Silveira, a assinatura de contratação com a empresa JC Construção para a obra do calçadão no acesso pela ERS-706 à ponte que liga o município a Pedro Osório.

O projeto audacioso, elaborado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), prevê a construção de um espaço de aproximadamente 330 metros paralelo à rodovia. Ao todo, serão investido R$ 135 mil de recursos próprios da Prefeitura de Cerrito.

O planejamento de revitalização inclui a colocação de bancos, pontos de iluminação e estacionamento oblíquo. De acordo com a arquiteta Miriam Gonçalves, uma das preocupações do executivo é proporcionar mais segurança aos pedestres e ciclistas que transitam próximo à ERS. “Nossa intenção é oferecer condições para que a comunidade possa desfrutar dessa nova área de lazer”, afirma.

Também responsável pelo projeto, o arquiteto Gustavo Nunes enfatiza o potencial da área de tornar-se um espaço recreativo após revitalizado. “O calçadão, que poderá ser utilizado para atividades físicas, é contemplado pelo pôr do sol atrás do trilhos do trem, próximo à ERS e simbólico para Cerrito”, ressalta.

Os projetistas também levaram em conta a arborização do espaço. O projeto foi realizado com base na vegetação existente, mas novas variedades serão incluídas. As palmeiras do tipo Jerivá, natural da região, irão demarcar o caminho público. Já as mudas de campim-dos-pampas, também nativa, irão ornar os canteiros, assim como o alecrim e a lavanda. “Além da acessibilidade, queremos oferecer uma experiência estética e olfativa a quem for utilizar o calçadão”, explica Nunes.

“Além de oferecer segurança e lazer para a população cerritense, esse projeto vai embelezar uma das principais entradas do município, tornando-a um cartão postal de Cerrito”, sintetiza o chefe do Poder Executivo. “O local fica próximo ao Camping Municipal, que anualmente recebe milhares de veranistas. Estamos fomentando também o turismo e, consequentemente, a economia”, acrescenta.

Participaram também do ato de assinatura do contrato, além do prefeito e de representantes da empresa, o secretário da SPG, João Carlos Deniz, e os vereadores Glenio Vellar, Pablo Torres e César Costa, presidente da Câmara.

Christian Dias, Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Imprensa Cerrito RS

Publicado por: Pedro Luiz Guerreiro